Afinal, o que são Organizações Exponenciais?

 

O conceito Organizações Exponenciais (ExOs ou Exponential Organizations, em inglês)  surgiu na Singularity University em meados de 2014 e foi impulsionado com a obra Organizações Exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito) de Salim Ismail, Yuri Van Geest e Michael Malone.

O paradigma de Organizações Exponenciais foi identificado por cerca de 3 anos através da avaliação de mais de 60 livros clássicos de gestão da inovação, entrevistas com diferentes executivos de nível C de empresas da Fortune 200 e pesquisas sobre as 100 startups mais bem sucedidas e de maior crescimento no mundo.

As organizações exponenciais (ExOs) são definidas pelo seu impacto ou resultado desproporcionalmente grande e que quando comparado a seus concorrentes é pelo menos dez vezes maior. Isso ocorre pelo uso de técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas.

Quer saber  quais são essas técnicas organizacionais? Então vamos lá, a primeira delas é a definição de um Propósito Transformador Massivo: PTM

 

PROPÓSITO TRANSFORMADOR MASSIVO: PTM

As organizações exponenciais sonham grande! A transformação radical é o objetivo fundamental.

O Propósito Transformador Massivo é inspirador e demonstra o que a empresa aspira realizar. Ele é o resultado das imaginações e ambições das pessoas de dentro e de fora da organização. Veja os exemplos abaixo:

TED: “Ideias que merecem ser espalhadas”
Google: “Organizar a informação do mundo”
Singularity University: “Impactar positivamente um bilhão de pessoas”

No passado, esses exemplos pareciam impossíveis de serem alcançados. Atualmente o PTM é tão inspirador que pode formar uma comunidade em torno da empresa. Um exemplo são as listas de espera para participar de uma conferência anual do TED.

Além das organizações exponenciais serem movidas por um PTM, elas são desenvolvidas com base na tecnologia da informação, isso quer dizer que grandes instalações físicas e um exército de colaboradores são transferidos para o mundo digital.

Aí que surgem os dez atributos das organizações exponenciais. Eles refletem os mecanismos internos e externos usados para gerenciar a organização e alcançar o crescimento exponencial.

O acrônimo SCALE define os cinco atributos (ou características) externos ou de captura de abundância e o acrônimo IDEAS reflete os cinco atributos internos, também conhecidos como de gestão de abundância. Mas calma, sua empresa não precisa ter os 10 atributos! Para ser caracterizado como uma organização exponencial, a metodologia do livro Organizações Exponenciais destaca que um número mínimo de 4 atributos já é suficiente. Porém, quanto mais atributos  tiverem, mais exponenciais tendem a ser.

SCALE

A sigla SCALE diz respeito aos atributos externos, de captura de abundância os quais levam a organização a ultrapassar as suas fronteiras e aumentar o seu desempenho, são eles:

  • Staff sob demanda: ter staff sob demanda permite agilidade, velocidade e flexibilidade em meio ao mundo em transformação. Além disso, possibilita um maior processo de aprendizagem, com novas perspectivas de diferentes pessoas e estreita os laços da equipe principal da organização. O staff pode ser para conhecimentos específicos e não necessariamente fixos na organização, como design, data science etc.
  • Comunidade e multidão: o avanço da tecnologia tem proporcionado o desenvolvimento de comunidades baseadas em suas semelhanças, como intenções, recursos, preferências e necessidades.Essas comunidades são compostas por fornecedores, parceiros, usuários e clientes. Já o outro público, denominado como “multidão”  é composto por agentes de fora do centro da organização. Tanto a comunidade como a multidão interagem com as organizações e promovem novas ideias e aprendizados. Um dos exemplos práticos são: uso do PTM para atrair e envolver a comunidade e o financiamento de ideias por meio de um grande número de pequenos investidores (crowndfunding).
  • Algoritmos: o uso deles permite produtos e serviços escaláveis, potencializa os sensores e dispositivos conectados e garante menor incidência de erros. O crescimento exponencial do Google é um exemplo de utilização de algoritmos. O PageRank classifica a popularidade de páginas web de acordo com as páginas que proporcionam o maior número de cliques.
  • Ativos Alavancados: para ser uma grande empresa, no passado,  era necessário investir muito dinheiro em máquinas, instalações e equipamentos. Atualmente, se faz necessário ter posse de ativos que são ratos ou extremamente escasso. A não propriedade e o acesso é a chave para o sucesso no futuro. Possuir ativos alavancados permite produtos escaláveis, reduz o custo marginal do fornecimento, remove a necessidade de gerenciar ativos e aumenta a agilidade.
  • Engajamento: jogos, prêmios de incentivo e gamification são alguns exemplos que potencializam o efeito de rede e ciclos de feedback de clientes e de todo o ecossistema interno. Os concursos de incentivo utilizadas pelas X Prize Foundation é uma das técnicas utilizadas para para encontrar pessoas que queiram fazer parte da comunidade da empresa. Eles ofereceram, por exemplo, um prêmio de US$10 milhões para a primeira organização não governamental que lançasse uma nave espacial tripulada e reutilizável ao espaço, duas vezes, no prazo de duas semanas. Usufruir de técnicas de engajamento aumentam a fidelidade da empresa, alavancam o marketing e proporcionam maior capacidade de ideação.

 

IDEAS

Já a sigla IDEAS refere-se aos cinco atributos internos. Esses atributos permitem o gerenciamento e a organização das informações fornecidas pelos atributos externos:

  • Interfaces ou Plataformas: as interfaces auxiliam a gerenciar e filtrar todas as informações oriundas dos atributos de SCALE. Em muitos casos, esse processo ocorre de forma manual e evoluem para processos automatizados. A maioria desses processos são únicos e de propriedade da organização. Um exemplo é a interface de seleção de motoristas da Uber, que possui um sistema que permite os usuários encontrar e escolher os motoristas.
  • Dashboards: na medida que os dados disponíveis sobre os clientes e colaboradores crescem, as ExOs necessitam de ferramentas para gerenciar a organização. Aqui, um dashboard ou painel de comando em tempo real auxilia na gestão de métricas de colaboradores e são acessíveis para toda a organização. A utilização de dashboards minimiza a exposição a erros e é tida como uma estrutura de controle para monitorar fatores críticos de crescimento.
  • Experimentação: a experimentação é a aplicação da metodologia da startup enxuta,  que busca utilizar testes e experimentações constantes com a ideia de que é melhor falhar rápido e com frequência. Ela permite que o tempo de aprendizado seja mais rápido, pois a validação das ideias no mercado é feita constante.
  • Autonomia: essa característica diz respeito a equipes auto organizadas e multidisciplinares que trabalham com uma autoridade descentralizada. Aqui, o segredo é contratar pessoas talentosas, inovadoras e com iniciativas, pois a autonomia é um pré-requisito para a inovação sem permissão. Exemplos práticos são: trabalho remoto, terceirização. Desenvolver esta característica internamente faz com que a organização seja mais ágil, reagindo de forma mais rápida e com mais responsabilidade.
  • Tecnologias Sociais: as tecnologias sociais reduzem a distância entre a obtenção da informação e a tomada de decisões. Alguns elementos são os fluxos de atividades, o gerenciamento de tarefas, compartilhamento de arquivos e telepresença. Quando implementados, eles criam uma cultura de transparência, reduzem a perda de informações dentro de organizações e proporcionam ciclos de decisões mais rápidos.

 

Compreender as técnicas organizacionais das Organizações Exponenciais é o primeiro passo para compreender como as ExO são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas.

Ficou interessado na Singularity University e quer conhecer de perto as maiores ExOs? Fique por dentro das próximas datas do GetEx Experience Vale do Silício!

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *